Poema "A Desconstrução do verso": Autor: Poeta Haroldo de Campos. :
Se
nasce morre
nasce
morre nasce morre
remorre renasce remorre
re
desnace
desmorre desnace
desmorre desmorre desnace
nascemorrenasce
morrenasce
morre se
***
Outro nome importante da poesia concreta foi o de Haroldo de Campos (1929-2003), que no poema "A desconstrução do verso" reflete sobre o processo de criação literária, e, ao mesmo tempo, sobre o ciclo natural da vida.
Observamos também como o poeta usa uma linguagem enxuta, concisa, e dá o máximo de adubo para o pensamento no menor espaço possível. Há uma preocupação com a simetria, uma atenção voltada não só para os signos verbais como também para os não verbais.
"A desconstrução do verso" é um típico exemplar de poema-objeto, um poema que se basta em si mesmo. Não é um poema sobre algo, ele provoca o leitor e fornece pistas dando a quem lê a oportunidade de decifrar o poema e trabalhar sobre ele.
*** *
Tentou-se manter a maior fidelidade possível ao Poema original, sendo impedido de ser assim pelo mecanismo ruim do Editor de Textos automático do aplicativo, que é muito deficiente, não havendo ao menos o padrão mínimo de Fontes dos outros muito melhores Editores de Textos de outros meios de divulgação de poemas (e/ou Poemas) na internet brasileira e também mundial. A Fonte de tamanho menor é de 16, e no próprio Editor de Textos WORD alcança tamanhos de 15, 14, 13, 12 (padrão geral), 11, 10 e até mesmo 5.
© Cláudio Carvalho Fernandes 2025.
*** *