... Imagem e palavra
O Concretismo, iniciado em 1956, rompeu com os parâmetros literários ao aproximar a literatura de outras expressões artísticas, entre elas a música e as artes plásticas.
"O Concretismo, corrente literária de vanguarda iniciada em 1956, teve como criadores os poetas paulistas Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos. A poesia concretista rompeu drasticamente com a estrutura discursiva do verso tradicional, propondo a criação de uma poesia livre de qualquer subjetividade e de qualquer intimismo, dando continuidade à estética tão defendida pelo poeta João Cabral de Melo Neto.
Geometrização e visualização da linguagem: Essa é a concepção poética do Concretismo, movimento que se apropriou de procedimentos adotados pelas correntes de vanguarda europeias, especialmente o Futurismo e o Cubismo. Esse resgate estilístico estabeleceu um interessante diálogo com outra vanguarda, o Modernismo, movimento liderado pela também tríade: Manuel Bandeira, Oswald e Mário de Andrade. Assim como na fase heroica do Modernismo, os poetas concretistas buscavam uma nova linguagem e, para isso, utilizaram diversos suportes e meios técnicos, entre eles livros, revistas, jornais, cartazes, videotexto, holografia, entre outros recursos que transformaram o poeta em um artista plástico.
O Concretismo ainda hoje influencia poetas, artistas plásticos e músicos, provando assim a relevância dessa corrente literária inovadora e subversiva."
.
...
*** *
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
PEREZ, Luana Castro Alves. "Imagem e palavra: Cinco poesias do Concretismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/imagem-palavra-cinco-poesias-concretismo.htm. Acesso em 26 de fevereiro de 2025.