Cláudio Carvalho Fernandes
"A existência precede a essência"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

 

Fim de programa de bibliotecas itinerantes faz leitura despencar em São Paulo Em operação desde 1936, o programa das bibliotecas nos ônibus, idealizado por Mário de Andrade, foi sendo deixado para trás, até desaparecer por completo no início de 2016...                                             

 

 

 

 

... Fim  de programa de  bibliotecas  itinerantes  faz leitura despencar em São Paulo

Em operação desde 1936, o programa das bibliotecas nos ônibus, idealizado por Mário de Andrade, foi sendo deixado para trás, até desaparecer por completo no início de 2016, sob a gestão João Dória/Bruno Covas; a suspensão do programa fez a leitura despencar na cidade de São Paulo: O volume de consultas em bibliotecas públicas foi reduzido à metade.

 

8 de julho de 2018 às 10:53 // Inscreva-se na TV 247 Youtube

 

247 – Em operação desde 1936, o programa das bibliotecas nos ônibus, idealizado por Mário de Andrade, foi sendo deixado para trás, até desaparecer por completo no início de 2016, sob a gestão João Dória/Bruno Covas. A suspensão do programa fez a leitura despencar na cidade de São Paulo: o volume de consultas em bibliotecas públicas foi reduzido à metade.

 

“Em 1936, seu último ano como diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, o escritor Mário de Andrade questionou: em vez de esperar que o público fosse às bibliotecas, por que elas não vão ao público? Ele então procurou a montadora Ford, colocou livros dentro de um ônibus e os levou para regiões periféricas da capital paulista, onde o transporte é precário e o acesso a bibliotecas é escasso.

 

Aos trancos e barrancos, o programa municipal de ônibus-bibliotecas sobreviveu por oito décadas de maneira intermitente até o fim de 2015 e está parado desde então. A suspensão do projeto fez despencar os números de acesso a livros na cidade. Em 2015, cerca de 627.637 consultas a livros foram feitas em ônibus-bibliotecas, quase a metade do número total (1.519.780). Comparativamente, 648.518 consultas foram feitas nas 52 bibliotecas na cidade naquele ano (atualmente são 54). No ano passado, o primeiro período inteiro sem ônibus, o total de consultas a livros na cidade caiu para 843.579."                       

 

 

FONTE :   https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/361022/Fim-de-programa-de-bibliotecas-itinerantes-faz-leitura-despencar-em-S%C3%A3o-Paulo.htm                            

 

 

 

 

.

 

 

 

 

...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes e "Site" 247
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 20/11/2024
Alterado em 20/11/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links