Cláudio Carvalho Fernandes
"A existência precede a essência"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

 

"Introdução" ao livro "Por que escrevo?" (organização de José Domingos de Brito),

por Daniel Piza, crítico de arte e literatura, escritor e editor de cultura d'O Estado de S.Paulo.                    

 

 

 

 

"Introdução" ao livro "Por que escrevo?" (organização de José Domingos de Brito), por Daniel Piza, crítico de arte e literatura, escritor e editor de cultura d'O Estado de S.Paulo.


Uma vez perguntaram a Louis Armstrong o que era "jazz", e o grande Satchmo respondeu: "Se você precisa perguntar, não vai entender nunca". Às vezes me pergunto se a mesma resposta não valeria para a pergunta "por que escrever?". Mas quando se lêem as frases tão diligentemente colhidas para este livro, descobre-se que tentar responder é tão natural e produtivo quanto querer perguntar.

 

Talvez haja uma diferença entre música e literatura aí:  Aquela se afirma imediatamente, pela força de sua imaterialidade; esta precisa ser sempre colocada em dúvida, senão não terá a sua força própria. Literatura nasce da autocrítica, e é por isso que este volume é tão indispensável: Autocríticas só fazem sentido quando partem da pergunta fundamental.

 

É curioso notar como há os mais diversos tipos de resposta. Há os que desconversam, os que justificam, os que sentimentalizam, os que racionalizam, os que tergiversam e os que versificam... A resposta final deve estar em algum lugar na soma de todas essas, ou em seu intervalo.

 

...

 

Na verdade, se eu fosse tomar uma única frase desta compilação, não como resposta definitiva à pergunta "por que escrever?", mas como expressão representativa de todas as outras, eu ficaria com a opção de William Faulkner, pela dor em prejuízo do nada. No nada não existem perguntas e muito menos respostas.

 

"Por que viver?", claro, é uma pergunta convencional, mas para fazê-la é preciso estar vivo. Um escritor só escreve se quiser, e o mais complicado é que essa intenção não corresponde a uma simples responsabilidade individual ou social. Escritores fazem mal ou fazem bem, depende de quem os leia ou não os leia. Só que não existem livros sobre "por que ler?". O escritor não é uma voz no deserto, mas, de certo modo, se sente assim — ou precisa se sentir assim. Mas eu, se fosse você, leria este livro ["Por que escrevo?"].

 

 

Daniel Piza, crítico de arte e literatura, escritor e editor de cultura d'O Estado de S.Paulo.

 


.

 

 

...

 

 

 

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes, José Domingos de Brito e Daniel Piza
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 12/11/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links