Cláudio Carvalho Fernandes
"A existência precede a essência"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

 

Recado                                  

 

 

Síntese

 

 

O que perturba e intimida
O meu espírito forte
Não é a certeza da morte,
Mas a incerteza da vida.

 

 

......................................................

 

Poeta piauiense Da Costa e Silva (Antônio Francisco da Costa e Silva), autor dos versos da letra do Hino do Piauí e considerado pela maioria como o Melhor Poeta Piauiense de Todos os Tempos.

 

Antônio Francisco da Costa e Silva nasceu em Amarante, no Piauí, em 29 de novembro de 1885. Formou-se pela Faculdade do Direito do Recife. Foi funcionário do Ministério da Fazenda, tendo ocupado os cargos de Delegado do Tesouro no Maranhão, no Amazonas, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Viveu não só na capitais desses estados, mas também, por mais de uma vez, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Jornalista. Recolheu-se ao silêncio, demente, em 1933. Faleceu em 29 de junho de 1950.

            Publicou os seguintes livros de poemas: 

Sangue (1908), Zodíaco (1917), Verhaeren (1917), Pandora (1919) e Verônica (1927). Organizou ele próprio uma Antologia  de seus versos, cuja primeira edição é de 1934. Posteriormente saíram mais duas edições; a última em 1982. De suas Poesias Completas publicaram-se três edições: em 1950, 1975 e 1985.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes e Poeta piauiense Antônio Francisco DA COSTA E SILVA
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 03/11/2024
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links