Cláudio Carvalho Fernandes
"A existência precede a essência"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

 

Inimigos do povo, bancos pressionam por revisão de juros do empréstimo consignado. Após diminuição das taxas, instituições financeiras reduzem concessão de financiamentos para aposentados e pensionistas. Governo afirma que não mudará regras

 

 

 

Como sugere o título do filme clássico Matadores de Velhinhas, os bancos voltam a demonstrar pouco apreço por aposentados e pensionistas do INSS que dependem do crédito consignado para ter uma vida mais digna. A novidade agora é que as instituições financeiras estão pressionando o governo e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a reavaliar – para cima, evidentemente – o teto de juros para essa modalidade de empréstimo.

 

Desde março de 2023, o Ministério da Previdência tem promovido diminuições nessas taxas, que passaram de 2,14% para 1,66% ao mês, chegando a um total de 21,84% ao ano. A medida visa aliviar o peso das dívidas sobre os beneficiários, muitas vezes alvos fáceis de valores abusivos.

 

Os bancos afirmam que a redução dificultou a concessão de novos empréstimos, pois teria havido aumento dos custos de captação de recursos, e ameaçam travar o crédito. Contudo, Lupi declara que na realidade o número de operações cresceu 38%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Desse modo, a gritaria das instituições não seria justificada.

 

Juro baixo é política governamental

 

“A política de não ter aumento da taxa de juros e, se possível, até diminuição, é uma política governamental para favorecer quem mais precisa, no seu momento mais difícil, que são os aposentados e os pensionistas”, explicou o ministro. Segundo ele, o objetivo do governo é transferir a queda da Selic para os beneficiários do INSS, garantindo que tenham uma vida financeira mais equilibrada.

 

 

 

FONTE: "Site" do PT (Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras)

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes e "Site" do PT (Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras)
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 02/08/2024
Alterado em 02/08/2024
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links