Cláudio Carvalho Fernandes
"A existência precede a essência"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

Como ocorre a invasão cultural ianque sofrida pelo Brasil?

 

 

Um dos exemplos mais visíveis da invasão cultural é o uso da língua estrangeira, principalmente a inglesa, na comunicação oral e escrita dos brasileiros que vivem nas grandes cidades (e, atualmente, até no campo).

 

Pense em quantas palavras inglesas usamos em nosso cotidiano: "Mouse", "delivery", "stress", "self-service", "teen", "fast-food", "shopping center" e tantas outras.  São anúncios, propagandas, revistas, programas de televisão em que percebemos nitidamente a língua inglesa sendo usada para comunicar uma informação. 

 

Alguns acham, equivocadamente, que o uso do (idioma) inglês é superior e mais evoluído. Por exemplo, uma "pizzaria" que entrega "pizzas" em domicílio acaba sendo mais valorizada se usar a expressão "delivery". Assim  temos uma empresa do ramo alimentício que entrega "pizzas" (expressão de origem italiana) "delivery" (expressão de origem estadunidense).

 

Esse estrangeirismo em nossa comunicação é criticado por muitos estudiosos e aceito por alguns, mas de qualquer forma é fruto da invasão cultural e da tecnologia, pois "quem cria a tecnologia cria a terminologia".

 

Por curiosidade, os povos da América Espanhola  não aceitaram o termo "mouse" e usam a expressão "raton" quando se referem ao periférico do microcomputador. 

 

Outros exemplos da invasão cultural também são visíveis na música veiculada pelas rádios FMs. A imensa maioria das rádios, a serviço das grandes gravadoras multinacionais, veiculada canções de cantores(as) ou grupos estadunidenses, que acabam sendo mais conhecidos que os artistas brasileiros. E veja que a Música Popular Brasileira, nossa famosa MPB,  é considerada pelos estrangeiros como a melhor do mundo. E o que dizer do cinema? Música, cinema, internet são veículos para propagar o que chamamos de "American way of life" ou "Modo de vida americano" [na verdade, estadunidense, porque o México e o Canadá também são norte-americanos, e todos nós, das 3 (três) Américas (do Sul, Central e do Norte) somos também americanos. Essa forma de chamar os estadunidenses de, principalmente, americanos, ou norte-americanos, é mais uma maneira de roubar a identidade cultural dos outros povos também americanos. Pense(m) nisso.].

 

Assim, o Imperialismo [a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra(s), ou sobre uma ou várias regiões geográficas] expande não apenas o poder econômico, mas, sobretudo, os valores.   

 

 

.

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 16/02/2024
Alterado em 17/02/2024
Comentários
foto
Ondina Martins
Olá. Bom dia. Ótimo texto. Nunca concordei com a prática do estrangeirismo, por entender a manobra infiltrada da descultura. Também não aceito o "complexo de vagabundo", quando a prática nos menospreza em nossa cultura, diversidade e costumes. Quando andei pelos EUA pude ver uma realidade bem diferente daquela que é vendida para impressionar desinformados.
foto
Pacomolina
Não podemos negligenciar nossa cultura. Ainda mais nos que estamos aquino Recanto das Letras. Olha só, em 2003, eu desfiz de todos os discos de vinil internacionais que tive quando a mim, perguntei; qual o conteudo de tal indioma, nas canções? Não achei respostas e estou com a Brasileiríssima Rádio Inconfidência. essa sim só toca músicas da nossa terra.
foto
Fernando A Freire
Imagina os "Parabéns!" que estás recebendo, agora, do nosso erudito Ariano Suassuna!!... Enquanto vivo, foi ele um dos maiores combatentes dessa ignominiosa "viralatice". E os nomes próprios - EdSON, RobSON... -, registrados, inocentemente, pelos pais que transferem para outrem a paternidade do próprio filho!?... Falta-nos sensatez. /// Seguem os "meus" sinceros parabéns pelo excelente ensaio.
foto
Marafp
Belíssima defesa e patriotismo.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links