Cláudio Carvalho Fernandes
"A existência precede a essência"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

 

IDEOLOGIA, segundo Marx, Karl Marx

 

 

 

 

IDEOLOGIA

 

No seu livro A ideologia alemã, Marx se refere à ideologia como um sistema elaborado de representações e de idéias, que correspondem a formas de consciência que os homens tem em determinada época. Essas representações e idéias são qualificadas como quimeras, formas imaginárias, ilusão, sonho, enfim, algo que esta em oposição às condições materiais da vida real. Aparece ai também a concepção de que a ideologia é a inversão da realidade, no sentido de reflexo, como na câmara fotográfica, onde a imagem aparece “invertida”. Marx diz que: “a existência condiciona a consciência”, ou seja, não é consciência que determina a vida, é a vida que determina a consciência.

Para Marx, a ideologia é “um sistema de crenças ilusórias relacionadas a uma classe social determinada”. Por isso, ele diz: “as idéias dominantes de uma época representam as idéias da classe dominante”.

Percebe-se nas teorias de Marx, que o tema ideologia veicula uma relação fundamental que é a oposição entre o falso (ideologia) e o verdadeiro (saber científico). O falso representa a ideologia e o verdadeiro é representado pela ciência, que libertará o proletariado da dominação burguesa.

Segundo as teorias marxianas, a ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. A ideologia é, portanto, tem as seguintes características: é um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador.

 

4.8. A FUNÇÃO DA IDEOLOGIA

 

A função da ideologia é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção. Busca camuflar as diferenças de classes sociais antagônicas e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo: a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, o Estado, a Pátria, o Progresso, a Família e etc.

________________________________________________________________________________________________________

 

13ª – ATIVIDADE. Responda em seu caderno:

a) – Para Marx, o que é ideologia?

b) – Defina ideologia, segundo as teorias marxianas.

c) – Explique a frase: “as idéias dominantes de uma época são as idéias da classe dominante”.

d) – Cite algumas características da ideologia.

e) – Qual a função da ideologia?

f) - O que resulta das diferenças sociais e políticas dentro de uma sociedade nos momentos de tensão e crise?

 

 

 

 

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 07/01/2024
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links