Entrevista com a poetisa Andrea Carvalho Soares, de Belo Horizonte/MG.
Breve biografia:
Sou Andrea, poetisa, advogada, escritora, hipnoterapeuta e mãe de três filhos.
01- A pergunta inicial, básica, clássica: A literatura em você, quando surgiu ? Por que e como começou a se interessar por literatura e poesia ? Tem lembranças de quando surgiu a “sensibilidade estética à palavra” em você? Qual o seu primeiro contato com a literatura?
- RESPOSTA: … Sempre fui uma pessoa muito sensível e comecei a escrever aos 10 anos de idade.
02- Qual é a função da literatura e, mais especificamente, da poesia? Poesia e literatura servem para quê? O que se busca na poesia? Qual é O principal desejo de poeta/poetisa? É a eternidade?
- RESPOSTA: ... A poesia tem a função de colocar em palavras nossos sentimentos, A literatura serve para nos despertar e incentivar a nossa imaginação e trazer conhecimento.
03- Como tem sido a experiência de trabalhar/batalhar pela poesia e pelas letras num sítio de internete como o RdL? Os/as leitores/as têm interesse por literatura de qualidade e, especificamente, por poesia?
- RESPOSTA: ... Tem sido maravilhoso, pois tenho tido muitas respostas positivas, muitos elogios e incentivos. E ali elas ficam registradas e de certa forma se eternizam.
04- Para você, o que é e o que não é literatura ou o que é e o que não é poesia? Poesia é algo para se levar a sério – pode transformar as pessoas e o mundo – ou é, para você, só uma “recreação do 'espírito'”?
- RESPOSTA: ... Para mim, tudo é poesia, uma vez que ela traduz sentimentos em palavras e cada um sente a vida a seu modo.
05- Quanto ao processo de construção de seus poemas/textos, você rascunha esboços? Como se dá o seu processo criativo? Como é que predominantemente o seu processo criativo ocorre? O escrever é natural, sob inspiração, aleatório e espontâneo ou sob a decisão de escrever algo sobre algum tema? Existem certos dias, ou ocasiões especiais, em que você trabalha/escreve melhor do que em outros? Ou a poesia é exclusivamente labor e transpiração? Drummond ( = inspiração ) ou João Cabral ( = labor )?
- RESPOSTA: … Não rascunho meus textos, Minha inspiração é fácil, pois consigo captar o que o outro sente e colocar em palavras também. Tudo me inspira. Meu processo de escrita é quase uma sessão mediúnica de tão rápida e intensa.
06- Em geral, você é mais otimista ("solar", extrovertida, racional) ou pessimista (instintiva, intimista, introvertida, individualista) em relação à vida? Como você definiria sua poesia/escrita? Você é poet(is)a mais para o tipo dionisíaco ou mais apolíneo?
- RESPOSTA: … Sou bastante otimista em relação a vida. Meu dom maior é o amor. Amo escrever sobre o amor. E com certeza meu estilo é mais dionisíaco!
07- Que poetas/autores você lê? Tem preferências por alguns locais, nacionais ou internacionais? Cite 10 autores indispensáveis em todos os tempos ou estilos de época para a compreensão, percepção e degustação do fenômeno literário no seu estado, no Brasil e no mundo. Quais os autores que mais a influenciaram? Cite alguns poetas e/ou escritores pelos quais você tem admiração.
- RESPOSTA: … Olha vou te confessar uma coisa: Leio pouco. Leio mais questões do Direito que é o meu trabalho ou da mente que eu estudo. Não tive um autor que me influenciou. Eu sempre ouvi as palavras em minha mente e as escrevi. Mas não saberia citar autores aqui indispensáveis porque cada um é um e se identifica de forma diferente. O fato de ser famoso não significa que é bom e necessário para todos.
08- Hoje em dia, com as facilidades do mundo moderno, cheio de mil e sempre mais uma opções (ou “opções”), ainda há espaço para a poesia, diante da variedade de coisas, muitas delas de qualidade duvidosa, oferecidas diariamente para as pessoas? Qual é o sentido de escrever poesia hoje, numa sociedade regida pela mídia e pelo mercado? Dá para acreditar em alguma coisa hoje? Alguma utopia?
- RESPOSTA: … Sempre haverá espaço para a poesia. E entendo que a poesia é essa forma de se expressar de cada um. Se a pessoa só ouviu dores, só percebeu o feio na sua vida, suas poesias serão também assim, mas não significa que são de má qualidade e sim que foi o que ela passou e sentiu.
09- Existe algum poema, frase ou pensamento que sempre a acompanhou ou acompanha por toda a vida? Qual ou quais?
- RESPOSTA: … A frase de Mário Quintana que traduz a melhor ( e a minha) forma de amar que é : " e eu te amei como se fosse um grito "!
10- Como tem sido o interesse por suas obras já publicadas, se já as tem? Os leitores têm procurado muito por elas? Quem são as pessoas que a procuram? Vale a pena lutar pela cultura e literatura, especialmente a poesia ?
- RESPOSTA: ...
11- Qual(is) você considera que seja(m) o(s) seu(s) melhor(es) poema(s)? Cite um trecho dele(s).
- RESPOSTA: … Nossa… Tenho mais de 650… nenhum igual ao outro. Mas vou tentar um trecho de um aqui...
CONDENADO A SER UM SONHADOR
Condenado a ser um sonhador
assim você me deixou
porque desde a primeira vez que te vi
nunca mais te esqueci
a cada dia que passa
meu desejo aumenta
a saudade quase me mata
sinto falta da sua voz e de seu sorriso
só você tem o que eu preciso
ficar com você seria o meu paraíso
sonho muito com você
com o dia que irei te ter
já perdi às contas
dos dias que não te vejo
mas nada diminui o meu desejo
já imaginei mil desculpas
para te telefonar
ou te encontrar
mas tenho medo
porque se perder o pouco que tenho de você
não vou suportar
então fico desse jeito
um ser que vive de sonhos
um sonhador que só quer acordar
se for com o gosto do seu beijo
ANDREA CARVALHO SOARES
12- O que você acha da utilização da internete e de outros meios ditos modernos para a divulgação de obras e autores? O livro corre algum perigo de extinção?
- RESPOSTA: … Acho excelente, mas o livro sempre terá o seu devido lugar.
13- Você tem participação em concursos literários ? Como a poesia marca seu dia a dia e sua vida? E quais as dificuldades enfrentadas por uma escritora poet(is)a para publicar sua(s) obra(s)?
- RESPOSTA: … Não, não participei de concursos literários não. A poesia é minha essência, é quem eu sou. Ela me salva quando estou triste, ela me alegra quando estou feliz. Transformo minhas dores e meus amores em poesia. Sobre a publicação, a poesia é apreciada somente em músicas e não há muitos consumidores de poesia. Tenho três livros de poesia publicados que foram todos feitos e diagramados por mim e estão a venda na AMAZON.COM.
14- Parece que as pessoas, comumente, não veem da melhor forma possível o “novo” nas artes em geral. Por que isso acontece? Qual a sua opinião sobre a inovação na poesia e nas artes? Há perigos na busca constante por inovação? Você acha que essa tendência se acentuou nos últimos anos?
- RESPOSTA: … O novo sempre vem, é inevitável. Ou nos adaptamos ou ficamos isolados. O ser humano tem dificuldade com o que não conhece, inclusive com relação às artes.
15- Qual o tipo de público que mais aprecia as suas obras? Há interesse das novas gerações pela literatura e cultura, especialmente pela poesia?
- RESPOSTA: … Pessoas mais sensíveis e músicos.
16- Qual é o seu olhar sobre a arte (contemporânea)? Como você vê a situação atual da literatura no seu estado? E no Brasil? Existe apoio de algum tipo ou mesmo incentivo para a produção cultural, literária e, especialmente, de poesia?
- RESPOSTA: … Não vejo muito incentivo não, principalmente com relação á poesia.
17- Que conselhos você daria para quem está iniciando na área da literatura e, especialmente, de poesia?
- RESPOSTA: ... Que seja autêntico sempre, que não ligue para críticas, Lembro que a primeira vez que mostrei ao meu pai minhas poesias que na maior parte são de amor, ele me disse assim " não sabe escrever sobre outra coisa não/". Isso me travou por bastante tempo.
- Agora, "jogo rápido" para as perguntas/respostas seguintes:
18- O que te faz feliz?
RESPOSTA: ... A vida.
19- Um momento que definiu sua vida?
RESPOSTA: … Nascimento dos meus três filhos.
20- Qual a sua maior qualidade?
RESPOSTA: … Sensibilidade.
21- E seu maior defeito?
RESPOSTA: … Sensibilidade.
22- Quem te inspira?
RESPOSTA: … Jesus.
23- Melhor conselho que já deu?
RESPOSTA: … Seja você mesmo sempre.
24- Do que você tem orgulho?
RESPOSTA: … Do que meus filhos se tornaram.
25- Tipo de gente que você tem dificuldade de conviver?
RESPOSTA: … Pessoas más.
26- Qual a melhor década? E por quê?
RESPOSTA: … A de agora.
27- O melhor dos anos 80?
RESPOSTA: … As músicas.
28- E o melhor dos anos 90?
RESPOSTA: ... A informática.
29- Um sonho?
RESPOSTA: … Morar numa praia.
30- Qual a característica mais importante em uma mulher?
RESPOSTA: … Caracter.
31- E em um homem?
RESPOSTA: … Caracter.
32- O que mais aprecia em seus amigos?
RESPOSTA: … A sinceridade.
33- O que seria a maior das tragédias?
RESPOSTA: … O mundo acabar.
34- Maior conquista como profissional?
RESPOSTA: … Ter ajudado alguém.
35- Ideia de felicidade:
RESPOSTA: … Paz e saúde.
36- Maior conquista até agora?
RESPOSTA: … Estar viva e com saúde até hoje.
37- Qual o defeito mais fácil de perdoar?
RESPOSTA: ...Maldade.
38- E a maior das qualidades?
RESPOSTA: … Bondade.
39- O que é sagrado para você?
RESPOSTA: … O ser humano.
40- Quais são seu filmes preferidos?
RESPOSTA: … Chico Xavier, Milagre da Superação, Patch Adams, Amor além da vida, Preciosa, entre outros...
41- Indique 5 (ou mais) livros de que você gostou bastante.
RESPOSTA: … Há 2000 anos, psicografia de Chico Xavier
42- O que lhe tira do sério?
RESPOSTA: … Ingratidão.
43- O que não entra em sua casa?
RESPOSTA: … Gente má.
44- Segredo para o sucesso profissional?
RESPOSTA: … Vontade.
45- Quem você gostaria de ser se não fosse você mesma?
RESPOSTA: ...
46- Que superpoder gostaria de ter?
RESPOSTA: … O de resolver o problema dos outros.
47- Indique um (ou uns - 5 – ou mais) livros que você leu RECENTEMENTE e gostou muito e 3 que você gostaria de ler ou ainda pretende ler.
RESPOSTA: … O livro Há dois mil anos e quero ler o Paulo e Estevão, ambos psicografados pelo Chico Xavier.
48- O que acha do pensamento do poeta, escritor e jornalista egípcio Salamah Mussa, de que "Não é a beleza o objetivo da literatura e sim a humanidade"?
RESPOSTA: … Acho interessante o ponto de vista dele. Cada um pensa de um jeito. Eu acho que tudo depende de quem está olhando, e depende do olhar.
49- O que diz sobre a expressão de Paul Valéry, “O objetivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem”?
RESPOSTA: … O objetivo varia conforme o artista, mas fala mais dele e de suas dores do que do outro.
50- Concorda (ou não), numa perspectiva geral, e também no campo específico da literatura/poesia, visto que um dos autores da frase (o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre) também foi literato (engajado), que “A existência precede a essência”? O que se pode depreender disso, (extra)ir às máximas implicações e/ou consequências disso para a literatura e poesia? Qual (ou quais) o(s) seu(s) "mote"(s)/pensamento(s) preferido(s)? E o que pensa sobre literatura (especialmente poesia) engajada?
RESPOSTA: ... Acho que nem tudo precisa existir para ser essencial, eis que nossa mente cria muito. E ainda que seja fruto da nossa mente, se nos faz sentir e gera dor ou amor, então é real, ou seja, não existe no mundo físico mas é essencial para aquele ser.
51- Qual(is) você considera que seja(m) a(s) sua(s) maior(es) qualidade(s) como escritora/poet(is)a?
RESPOSTA: … A capacidade de me colocar no lugar do outro, e é claro, a sensibilidade.
52- Para finalizar, expresse algo que deseja tornar público e que ainda não tenha sido mencionado anteriormente ou que você queira destacar. Palavra aberta, à vontade.
RESPOSTA: … Sou também escritora, escrevi um livro de psicanálise que chama " A criança interior ferida: como o que vivemos na infância influencia na nossa vida adulta!”, que tem ajudado muitas pessoas e que está a venda na Amazon.com. Também compus a música "Quem é você", em parceria com a Banda de Rock mineira Fuso Zero.
Grato pela entrevista a nós, no Recanto das Letras, prezada poetisa Andrea Carvalho Soares.
Eu que agradeço!